Receba nossas dicas e informações diretamente em seu e-mail.

Traje dos padrinos Vestidos das madrinhas Raphael San

Traje dos Padrinhos e Madrinhas! Como será?

Traje dos Padrinhos e Madrinhas! Como será?

Uma das dúvidas mais frequentes entre os noivos é a escolha do tipo de traje, cor, padronização, etc. Esta definição deve ser bem feita antes de enviar os convites para os padrinhos e madrinhas.

É comum as noivas acharem que a padronização de cor, por exemplo, é obrigatório e isso é um dos maiores enganos, pois esse costume é americano e foi adotado pelas noivas brasileiras, o que invalida a obrigatoriedade.

Madrinhas em paleta azul tiffany

Historicamente a padronização não só da cor mas o uso do mesmo vestido entre noiva e as madrinhas acontecia para confundir espíritos raivosos e homens rejeitados com intuito de proteger a noiva. Hoje a realidade é outra.

Então… como definir  o traje dos padrinhos e madrinhas?

Abaixo seguem 3 dicas que irão ajudar vocês na decisão de padronizar ou não o traje e qual a melhor maneira de convidá-los para serem parte importe nesse grande dia.

Dica 1: Como Convidar?

Antes de decidir como será a roupa dos padrinhos e madrinhas é necessário convidá-los primeiro. Óbvio! Porém muitos casais ainda não sabem como fazê-lo. A dúvida que paira sempre é devo ou não padronizar, e se o fizer como e quando informá-los?

Bom… o que sugerimos é que o convite seja feito com antecedência de, pelo menos, 5 meses, para que eles se preparem para providenciar os trajes caso não o possuam. É importante analisar também a condição financeira, a cidade em que moram e até mesmo se são casados ou não para que não haja situações embaraçosas na hora do convite.

Além de entregar o convite padrão, vale a pena investir em um mimo para eles, como uma caixinha de lembranças que pode ser feita por vocês, com algum presente, ou até mesmo a gravata dos padrinhos nas cores desejadas caso optem por padronizar a paleta de cores.

Dica 2: Padronizar! Sim ou Não?

A padronização da cor do vestido e dos trajes dos padrinhos é um costume que já foi tendência e entrou em desuso diversas vezes. Hoje é uma opção decidida pelo casal e nada mais tem a ver com moda ou regra de etiqueta.

Padrinhos de casamento

Muitos assessores e fotógrafos amam quando o casal decide padronizar os trajes em uma paleta única de tons ou modelos porque facilita e muito o trabalho deles na hora de organizar as fotos protocolares com essas pessoas. Muitas vezes o resultado final do fotógrafo também fica incrível quando existe uma “uniformização” da paleta ou das roupas.

Vestido das madrinhas em Tons Pastel

No caso das madrinhas sempre opte por paletas de uma mesma cor porque assim abre a possibilidade de escolha de vestidos e facilita a vida delas na hora de decidir por um vestido para o evento.

Outra ideia incrível principalmente quando o casamento é final de tarde é deixar livre as cores, mas padronizar a estampa, como por exemplo os vestidos florais ou optar pelos tons pastéis.

Já no caso dos padrinhos vocês podem padronizar o tom do terno e das gravatas ou se o casamento for de dia ou fim de tarde, padronizar o estilo que fica super charmoso e gera um resultado bem bacana para as fotos.

Gravata dos padrinhos

Dica 3: Bom senso!

O bom senso vale sempre! Conversem muito com seu(a) assessor(a) sobre o assunto, veja com a empresa de decoração o estilo do seu casamento, analise a condição de seus padrinhos e madrinhas e ao tomar a decisão tenha uma conversa franca com eles e ouça se eles poderão ou não aceitar esse papel que foi designado por vocês.

Espero que essas dicas tenham ajudado vocês e já deixo aqui registrado que no próximo post iremos falar mais como convidar corretamente os padrinhos e madrinhas para seu casamento, já que tem tudo a ver com esse post!

Até lá!

Raphael San

Sobre os autores | Website

Raphael San tem experiência de mais de 12 anos no ramo de eventos, onde já atuou em diversos setores da área, como produção de eventos acadêmicos, corporativos e sociais. Hoje dedica-se à área comercial da Então Diga Sim atrelado a consultoria de casamentos e produção de cursos.

Gostou deste artigo?

Receba nossas dicas e informações diretamente em seu e-mail.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

O Blog Então Diga Sim usa cookies e outras tecnologias similares para lembrar e entender como você usa nosso site, analisar seu uso de nossos produtos e serviços, ajudar com nossos esforços de marketing e fornecer conteúdo de terceiros. Leia mais em nossa Política de Privacidade.